SEGURANÇA, PONTO CRÍTICO NO CRESCIMENTO DE IOT

 

Não parece haver dúvidas sobre as perspectivas de crescimento do mercado de Internet das Coisas (IoT). Segundo levantamento da Research Nester, a expansão no período de 2016-2023 será de 13,2% anuais, atingindo o patamar de US$ 724 bilhões. Mas à medida que essa plataforma ganha escala, também aumentam os alertas de segurança sobre o que pode representar vulnerabilidade em bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo. Segundo o Gartner, serão 20,8 bilhões em três anos. E estudos mostram que a evolução do segmento de proteção dos dados nessa plataforma não está acompanhando o ritmo explosivo de IoT.

“Grande parte da evolução de IoT está relacionada à questão de segurança e os últimos ataques que vimos acontecer com o auxílio desses dispositivos mostraram que esse é um ponto crítico”, observa Mario Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel. “Essa é uma questão mais importante inclusive que a própria segurança na web”, completa Thiago Barros, consultor da área de sistemas embarcados e IoT do CESAR.

Em setembro do ano passado, tivemos, por exemplo, o primeiro registro do Mirai — um tipo de malware que localiza automaticamente os dispositivos vulneráveis e os infecta formando um botnet pelo qual é possível tentar uma sobrecarga em um servidor ou computador para que os recursos do sistemas fiquem indisponíveis. Ele mobilizou 15 mil dispositivos IoT dos quais quase a metade era câmeras de vigilância conectadas à web. Em outubro de 2016, o Mirai foi responsável por um ataque de DDoS que entrou para a história da internet tendo como alvo a Dyn, maior provedora de infraestrutura de internet nos Estados Unidos.

 

Fonte: http://www.telesintese.com.br/seguranca-ponto-critico-no-crescimento-de-iot/