Quem já me acompanha deve ter visto o post sobre segurança da informação, se não viu, segue o link.
É isso mesmo, na semana passada comentei sobre os riscos, sobre as vulnerabilidades e etc.
Sem dúvida, é um assunto muito sério e deve ter toda atenção e importância não só nas empresas, mas no nosso meio pessoal.
Vamos ao caso mais recente.
Sexta-feira, dia 12 (se fosse 13 acredito que o estrago seria maior ainda, rs), um grupo Hacker disseminou na Europa um Ransomware chamado WannaCryptor, que em resumo é um aplicativo criptografa os dados do seu computador, “sequestrando seus dados”, e obviamente pedindo dinheiro em troca.
Esta aplicação explora brechas dos Sistemas Operacionais desatualizados (neste caso, apenas Microsoft Windows), e também a “inocência” das pessoas em saírem clicando ou acessando qualquer tipo de conteúdo.
Sobre esse assunto, destacamos um material da nossa Parceira Sophos que fala muito bem sobre o assunto e inclusive fornece alguns materiais de apoio para comunicação e divulgação interna nas empresas, segue o link
Caso tenham mais interesse no assunto entrem em contato, temos condições especiais para projetos no Brasil.
A Ameaça se espalhou para a Europa, América do Norte, e claro, chegou ao Brasil também, foram mais de 70 países afetados.
Abaixo um mapa dos focos de ataque:
Como ficar livre destes ataques?
Não existe uma receita única e simples, cada empresa possui sua particularidade, sua forma de trabalhar e como sua infraestrutura é organizada. Por isso a necessidade de foco e atenção neste assunto, qualquer empresa hoje necessita de Tecnologia, abrir mão disso é voltar para as cavernas.
Leve a Segurança da Informação a sério, os impactos são enormes.
Quer saber mais como proteger sua empresa? Fale conosco! – #atalayaconsultoria